sábado, 30 de outubro de 2021



CAMINHO DA FÉ DE BICICLETA

COM VINICIUS, LARA, MAZÉ e CÍCERO

Uma experência única de peregrinação de bike ao longo de mais de 300km e 9500 metros de altimetria em 6 dias, partindo de Águas da Prata e chegando em Aparecida do Norte de 31.10.21 a 05.11.21.


Reunião de preparação:


Perfil da altimetria:


Roteiro, em círculo azul onde vamos pernoitar















31.10 21….dia 1 da peregrinação…de Águas da Prata até Serra dos Limas…46km…dia amanheceu garoando mas promete abrir. 



Passando por Andradas agora 24km percorridos







Acabamos de subir uma pirambeira de ~1,5km e  uns 35 graus de inclinação!!!…meu Jesus…só na fe!!!



A foto abaixo é da entrada da Serra dos Limas…mal sabíamos o que nos esperava!!

Vídeo trecho próximo a Andradas

Vídeo trecho logo após a Serra dos Limas

Missão cumprida do dia! uma experiência maravilhosa!…de baixo de chuva e garoa o tempo  todo, pedalamos por locais lindos, entre as montanhas  e vales, com paisagens maravilhosas. Fomos no ritmo que havíamos planejado, para contemplar as paisagens e também calibrar nas subidas e foram várias!…a subida em direção ao Pico do Gavião (mas não fomos para o pico) logo pela manhã e a subida da Serra dos Limas foram um desafio a parte nestes aproximadamente 1900m de altimetria. A Mazé como apoio foi sensacional, a cada 5km nos esperava para ver se precisávamos de algo. Na traseira da valente Spacefox tinha de tudo para nos hidratar e comer e também para ajudar outros peregrinos. Chegamos na pousada da dona Natalina e do seu Bento e foi uma surpresa a parte. Uma mulher valente e muuuuito hospitaleira. Não deixou que faltasse nada para nós e ainda fez questão, e não conseguimos dizer não, de lavar todas as nossas roupas molhadas é entregar já secas!…fez questão de fazer um café fresquinho pra gente se esquentar e uma delícia!…simplesmente almas muito especiais dona  Natalina e seo Bento!

Obs: Um peregrino Cícero que ia pedalar sozinho decidiu nos acompanhar a gente nesta jornada até Aparecida, conhecemos ele em Águas da Prata e desde então mais um companheiro do bem

















01.11.21….dia 2 da peregrinação…de Serra dos Limas até Borda da Mata…58km…1431m de altimetria..dia amanheceu chovendo muito e choveu muito de madrugada também. Dia para pedalar com calma e para cuidar para que a Mazé va com segurança também nas descidas.

Seo Bento explicando para a Mazé como desviar do Morro do Sabão…o nome ja diz né!…a gente pega o morro mas carro não sobe!


O mapa que Seo Bento fez para explicar para a Mazé como desviar do Morro do Sabão.



Lavando a bike logo após a subida do Morro do Sabão 




Vista de Borda da Mata ao fundo o dia abriu no final


Subindo o Morro do Sabão com as bikes nas costas



Se reparar direito o Lara lá dentro rezando

Uma Hilux desavisada tentando subir o Morro do Sabão…sem chance!


No Bar do Maurão na cidade de Inconfidente uma cerveja artesanal muito boa!…olha o nome!



Mazé voltando do Alambique…sem vergonha!…:)



Essa menina chama-se Lorena!…uma fofa…na parada para pegar mais um carimbo



Tentando subir um trecho liso e íngrime…sem chance, Mazé e Lara tiveram que pegar outro caminho para Borda da Mata…Lara foi junto para não deixar a Mazé sozinha. Tentamos subir pedalando…sem chance também!


Lavando a bike logo após a subida do Morro do Sabão


Vinicius outro sem vergonha…foi no Alambique para avisar a Mazé para voltar e lá ficou!

O Buda do alambique!!



Cachaça do alambique Amburana que Vinicius e Mazé foram e nos trouxeram…delícia!


Lavando a bike logo após a subida do Morro do Sabão 


Mensagem muito bacana!!


Trecho entre Serra dos Limas e Borda da Mata


02.11.21….dia 3 da peregrinação…de Borda da Mata até Consolação…60km…promete ser um dia bem puxado em função da distância e pela altimetria que deverá ser de aproximadamente 1.900m, passando pelos trechos Porteira do Céu; Pântano dos Teodoro e Serra do Caçador.

O dia amanheceu sem chuva e na madrugada também não choveu !…que benção!!


Todas aqui esperando a partida!

Item básico que não pode faltar em tempos de pedal no frio e chuva!


Concluímos o dia por volta das 17:30 chegando na cidade de Consolação/MG, foi um dia de muita provação!…2251m de altimetria em 59km!!..as paisagens do trecho entre Borda da Mata e Consolação foram de tirar o fôlego mais uma vez!!…impressionantes as paisagens!…atravessamos as montanhas da Serra da Mantiqueira e a cada pedalar rumo ao topo das montanhas e no topo o visual é lindo demais, só as fotos não descrevem a beleza e o sensação. As subidas do Portal do Céu, Pântano dos Teodoro e Caçador, foram de um nível de altitude, distância e inclinação sem igual!! Fazem as nossas subidas Trator e Preguiça em Indaiatuba parecerem jardim da infância!! empurrei a bike em uma parte destas subidas e mesmo assim demandava muito esforço. O Vinicius pedalou todas sem empurrar!…tá podendo o menino!! mas varias outras subidas muito difíceis que nem nome tinha também fez parte do cardápio do dia. Teve meu pneu furado que eu e Vinicius consertamos mas teve um episódio que quase me tirou do Caminho da Fé e tem me feito refletir muito sobre a cadeia de eventos, explicando, em uma descida incrivelmente íngrime, eu soltei os freios para aliviar as pastilhas que já estavam cheirando e a bike pegou velocidade e em um trecho de vibração do terreno meu câmbio do nada quebrou, travou minha roda traseira e tive que controlar para não cair. Passado o susto fui ver o estrago e estava tudo torto e quebrado, pensei, acabou aqui o Caminho da Fé. Estava perto da cidade de Estiva, coloquei a bike no carro do Lara e liguei para um contato de una oficina mas ninguém atendia. Parei na frente da oficina e tentei ligar novamente mas nada. Aí um carro encostou do outro lado da rua e perguntei se ele  conhecia o dono e ele me disse…eu sou o dono!…dia 02.11, feriado, ele estava indo almoçar com a família, expliquei a situação para ele e ele decidiu deixar a família esperando e foi fazer o reparo da bike!!..que alma!…coisas de Caminho da Fé!…fez uma serie de reparos e troca de peças, incluindo o cambio completo por um Deore!! melhor que o meu original e deixou a bike em ordem para eu poder continuar o caminho, nesse meio tempo o Vinicius e Cicero chegaram e pude continuar o pedal com eles…Edinho da Global Bike em Estiva/MG!…super competente, prestativo e foi meu anjo da guarda!!
Chegamos na pousada do Eduardo, um garoto jovem mas muito  prestativo, pousada muito bem arrumada e ele mesmo cozinhou para nós!….melhor jantar de todos os dias!….enfim…missão cumprida e amanhã tem mais!!





























Video reparo da Bike 

Vídeo chegada Subida Portal do Céu 


03.11.21….dia 4 da peregrinação…de Consolação até a famosa Luminosa…46km…o dia amanheceu sem uma nuvem…promete ser mais um dia de paisagens lindas nessa terra de meu Deus!!…altimetria menor do que a de ontem e vamos aproveitar para dar um descanso para as pernas!



Estamos aqui agora as 9:48




E o visual que pegamos para chegar até este ponto…




Mais um dia no Caminho da Fé concluído!…já é o quarto dia!!’..saímos de Aguas da Prata domingo a uma distância de 318km de Aparecida e hoje estamos aqui na quarta-feira em Luminosa a 112km apenas de Aparecida!…quanta história e paisagens maravilhosas vivenciamos. A descida da serra em direção a Luminosa é maravilhosa!!…que visual lindo das montanhas e vales e sabendo que aquela montanha ao fundo é que vamos atravessar amanhã pela subida de uns 12km chamada de Luminosa também e termina em Campos do Jordão!!…demais!!!…todos nós com um sentimento de gratidão por tudo o que vivenciamos até agora!!







































Fotos descida da serra em direção a Luminosa




Fotos na pousada em Luminosa




Vídeo descida da serra chegando em Luminosa


04.11.21….dia 5 da peregrinação…do pé da subida da Luminosa (fica na cidade de Brasópolis) até Gomeral passando por Campos do Jordão…67km…dia de encarar a famosa subida Luminosa com seus 7,5 km de extensão e 843m de altimetria. De onde estamos até Campos será algo em torno de 12km que planejamos fazer entre 5-6 horas!…e de Campos pegaremos até Gomeral nossa última pernoite antes de Aparecida!…e Deus sempre conosco!!

O dia amanheceu assim!…sem nenhuma nuvem e nem previsão de chuva!



Infos sobre a subida Luminosa:

9ª colocada dentre todas as subidas mais difíceis  do Brasil e a segunda mais popular perdendo apenas para a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina (essa eu fiz já de moto!…linda mesmo!)

– Distância percorrida: 7,49km
– Ganho de elevação: 843m
– Inclinação média: 11,26%
– Ponto mais alto: 1725m


Concluímos o dia mais desafiador e duro de todo o Caminho da Fé, começamos a pedalar por volta das 7h e só paramos de subir as 19h chegando na pousada as 19:30!!…a subida da Luminosa é dura, difícil, longa, cansativa mas também é linda!!..e teve mais subida em Campos e depois um inacreditável 10km de trecho de subida até começar uma descida íngrime  com pedras grandes até Gomeral!…mas chegamos!!..bastante cansados porém todos bem com um sentimento de conquista!!..foram 64,77 km e 2313m de altimetria!


Fotos da Luminosa































Depois da subida da Luminosa e subida até Campos o Lara e Vinicius olhando a placa com a altimetria e distância que ainda faltava para chegar até a pousada em Gomeral…ninguém acreditando que aquilo era verdade!





Mas enfim chegamos a noite e um frio de 16graus depois de uma descida de uns 2km bem íngreme de pedras grandes que tinha que ter muita atenção para não cair.











Trecho Luminosa faltando 2km para terminar

https://youtu.be/0jVEv0w3qKs


Trecho Luminosa final da última subida

https://youtu.be/cnJz7ur1WaY


Trecho Luminosa ponto final 

https://youtu.be/VUA46M6AzBM



05.11.21….dia 6 e último dia da peregrinação…de Gomeral até a Basílica de Aparecida do Norte!…33km…o dia mais tranquilo e com baixa altimetria  até a nossa meta do Caminho da Fé!…a Basílica!!

Vista da pousada em Gomeral










Em direção a Basílica!!




























MISSÃO CUMPRIDA…318km…9500 altimetria e muita história e beleza natural pra contar!!!…obrigado Vinicius, Lara, Cícero e um agradecimento especial a guerreira Mazé!!


















Trecho final rumo à Basílica