terça-feira, 16 de abril de 2019

Projeto Atacama 2019!


Motoaventureiros: Inivaldo ; Emerson e Marcelo

E assim começa mais um projeto para uma aventura na América do Sul. Desta vez um bate-volta a San Pedro de Atacama. Além do Paso Jama na ida e na volta (que é tudo de bom), vamos incluir alguns trechos bem bonitos como: Ruta 9 entre Jujuy e Salta; Ruta 68 entre Salta e Cafayate chamada de Ruta del Vino; Ruta Provincial 307 entre Cafayate e Santa Lucía passando por Tafil del Valle e para concluir em alto estilo retornar a Indaiatuba via pernoitando em Curitiba e depois Rastro da Serpente. Pernoites em cidades marcantes como San Pedro de Atacama, Cafayate e Purmamarca. Viajar para o Atacama nunca é demais! é uma região desértica muito bonita e não vemos a hora de ver aquele céu da noite que só o Atacama tem! e mais uma vez fazer um turismo lá também. Será a primeira vez do Inivaldo (que a propósito foi o responsável por colocar a pilha para este projeto), será a segunda vez do Emerson e minha terceira vez. Estamos planejando fazer a viajem, partindo dia 29.04, em 15 dias (incluindo 2 dias de turismo em San Pedro de Atacama), rodando 6.388Km em 105 horas. O projeto foi planejado para uma média de 500km por dia, ou seja, procuramos, para este projeto, o prazer de andar de moto separando também um tempo para contemplar as belezas da nossa querida América do Sul.


O Roteiro Planejado!!


O Logo do Projeto

Minha Motoca só esperando o partida do Projeto!


Debate sobre o roteiro no SerrAzul


Troca de Pneus na Forza Motos em Campinas


Troca de Óleo na MB Motos em Indaiatuba 


As Ferramentas


A valente GoPro Hero 3+,  companheira de muitos registros, ajustada! 


Netbook preparado para atualizar o Blog diariamente


A motoca do Inivaldo pronta para partir!!



UM TEXTO QUE EXPLICA ESSA CONEXÃO COM AS MOTOCICLETAS 

.           *MOTOCICLISTAS*

Monja Coen: a sabedoria budista e as motos
Para quem ainda não teve a oportunidade de ler a entrevista que a Monja Coen, líder da Comunidade Zen Budista do Brasil,   concedeu à Claudia Baptista de Souza, aqui vão os melhores momentos:

“Quilometro por quilometro, instante por instante. A moto tem muito isso, você tem de estar inteiro, com atenção permanente. Você e a moto tem de se tornar um corpo só, e não uma dualidade. Se você pensar que é você e a moto, você cai. Tem de pensar que é uma coisa só. E prestar muita atenção porque você está em contato com o vento, sem proteção. Justamente por isso, seu estado de alerta tem de ser maior.

As pessoas estariam mais saudáveis se andassem de moto porque é necessário um controle – e isso faz muito bem para o corpo e para a mente. A moto exige muita consciência.

O que a moto tem de similar com a meditação é que você não pode ficar guiando a moto divagando, pensando em problemas e dificuldades. Tem de esvaziar a mente, e isso não significa ficar sem nada na mente, e sim estar com ela aberta para as inúmeras possibilidades.

Eu costumo dizer que a plena atenção, na meditação, é como uma lente grande-angular, que não tem foco único, mas está aberta a todas possibilidades. Ela não vai focar somente você, e sim todo o ambiente ao seu redor. E mesmo assim você estará em foco perfeito. Este é o foco que a moto exige: o foco do meu caminho, da direção e de tudo que há à volta.

A moto é como a vida. É ela que diz a você quando mudar a marcha, você não escolhe. Tem de ficar em sintonia com ela. E essa é a sintonia que a gente tem de ter com a vida. Quando é que eu não posso acelerar? Quando é que devo ir mais devagar? A moto é uma filosofia de vida. Se você não ouvir e sentir, cai. Existe uma frase no budismo que diz assim: “Vá reto por uma estrada cheia de curvas”. As pessoas pensam que você vai entrar na curva e se matar, mas não é nada disso. Seja macio na curva, seja a curva quando ela aparece. E isso a moto ensina, a ser flexível.”

Monja Coen foi uma das primeiras mulheres a guiar uma moto no Brasil e a única a comandar um templo budista. Independentemente de nossa religião, as palavras acima são de grande valia para todos nós.

Um comentário:

  1. Maravilha de viagem Marcelo, parabéns.
    Pretendo fazer no início do ano que vem.
    Abs

    ResponderExcluir