quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Offroad nos Lencóis Maranhenses - Outubro 2019


Começa uma das mais marcantes experiência offroad: Rodar pelas trilhas e dunas dos Lençóis Maranhenses entre os dias 5, 6 e 7! a equipe da BMT, Brasil Moto Tour, responsável pelo evento, prepara com muita competência este evento. Além das motos KTM450, todo equipamento é fornecido por eles também! pois o Dimas, que está a frente do BMT, também é proprietário da marca de equipamentos offroad ASW. Não precisa levar nada! vamos rodar pelas trilhas e dunas da região dos Lencóis e Barreirinhas. Já tive experiência em offroad em trilhas na areia quando fiz Jalapão, mas o tipo de trilha é bem diferente e dunas será minha primeira vez e estou bem ansioso! Esta região do Brasil eu já conhecia de umas férias com a família a alguns anos, e me lembro de ter encontrado uma turma do BMT no meio das dunas em um passeio de quadriciclo que fiz com a família e fiquei com uma inveja danada!! agora é a minha vez!! Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais lindos que conheci no Brasil, e ter a oportunidade de curtir essa natureza de moto será algo memorável!! Estaremos em 15 offroaders de Indaiatuba e Campinas. Dias 2 e 3 separei para fazer um turismo na cidade de São Luís do Maranhão. Dia 4 o pessoal do BMT vem nos pegar para nos levar para Barreirinhas e dia 5 o bicho vai pegar!!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE FOTOS E VÍDEOS COMPARTILHADO ENTRE TODOS


Dias 2.10 e 3.10: Turismo em SLM

Vídeo 1 Passeata Serenata

Vídeo 2 Passeata Serenata

Vídeo 3 Passeata Serenata

Vídeo 4 Passeata Serenata

Vídeo 5 Passeata Serenata


































Dia 04.10: Deslocamento e chegada em Barreirinhas
















Seção de Vídeos GoPro dos 3 dias de Offroad
Vídeo 1 ; Vídeo 2 ; Vídeo 3 ; Vídeo 4 ; Vídeo 5 ; Vídeo 6 ; Vídeo 7 ; Vídeo 8 ; Vídeo 9 ; Vídeo 10


Seção de Vídeos BMT dos 3 dias de Offroad
Vídeo 1 ; Vídeo 2 ; Vídeo 3 ; Vídeo 4 ; Vídeo 5 ; Vídeo 6 ; Vídeo 7 ; Vídeo 8 ; Vídeo 9 ; Vídeo 10 ; Vídeo 11 ; Vídeo 12 ; Vídeo 13 ; Vídeo 14



Dia 05.10: 110km, Trilhas de muuuuita areia e Dunas e mais Dunas!

O que dizer do dia de hoje? vim me perguntando isso ao longo do dia. E decidi começar assim...esquece tudo o que você já aprendeu de offroad de moto se você ainda não pegou trilhas e de areia muito profunda e fina, e também se você já não andou em dunas, que foi o meu caso. A única coisa que mantém da experiência é...se acelerar a moto vai pra frente...o resto...como ela vai pra frente nas trilhas e dunas é completamente diferente! posição na moto, tração, curvas, descida nas dunas, subida nas dunas, acelerando nas trilhas, como usar o freio, no singular mesmo, porque se usar o dianteiro em qualquer lugar é chão...na hora!...curvas então!...tem que treinar muuuito para fazer algo bom!...cada curva pra mim era um sufoco!...curva nas dunas então!...entrou errado a frente enterra e é chão na certa!...aprendi muito hoje!...uma ficou em especial...as dunas são traiçoeiras!..a ilusão de ótica, o vento soprando poeira de areia, a posição do sol...não da para ver buracos, depressões, lombadas, e quando você chega, e vê, mesmo assim não tem a real noção da profundidade e enclinação, aí quando você se dá conta, já era!...chão!..e se der para reagir e acelerar dá para salvar no sufoco!...então...atenção total! Não dá para pensar em outra coisa, não dá pra dar uma viajada básica, bobeou dançou!...nas dunas e nas trilhas de areia!...que experiência!...a gente vai pegando o jeito ao longo do dia, mas tem que andar muuuuito mais pra pegar as manhas!...os guias nos passaram várias dicas, valiosíssimas!...mas na hora que você tá lá é que você tem que se virar, e cair fez parte deste aprendizado! hoje tomei 5 tombos, algo que não acontecia comigo a muito tempo, nem no Jalapão não foi assim. Rodamos 110km, bem divididos entre dunas e trilhas de areia. Paramos para almoçar em um restaurante na beira do Rio Preguiça e comemos um Robalo assado que madre mia!!...delicioso!!...depois ficamos na rede debaixo da sombra para dar aquela relaxada básica!...saímos do restaurante, pegamos mais dunas e no final mais 20km de trilha de areia bem fofa e profunda...tava quase sem braço!...mais uns 5km e eu ia pedir arrego! Cheguei quebradáço na base. Falando em tombos, um deles foi em frente a uma casa no meio do nada, e o dono saiu bravo pra burro que não queria ninguém passando na frente, e veio na minha direção com alguma coisa na mão!...nunca levantei uma moto tão rápido na minha vida!! na verdade não era para eu ter passado lá, mas eu e mais alguns colegas pegamos uma saída errada e aí Já viu!...amanhã tem mais trilhas de areia....ainda vou ficar bão nisso viu!...só tenho que tomar cuidado e seguir na minha tocada!...mais tombos virão mas estes fazem parte do aprendizado!!

  












































































Dia 06.10: 80km, Mais trilha de muita areia, lago e boia no Rio Formiga.
Hoje o dia foi só de trilha de areia de tudo quanto é tipo, fofas, meio fofas, mais firme, muita curva e lombadas! Ainda não peguei o jeito nas trilhas com areia muito fofa, fiquei brigando bastante com a moto, mas não tem outro jeito de aprender a andar se não for assim. Passamos por diversos vilarejos no meio do nada onde o pessoal vive da própria subsistência. Crianças brincando na água onde quer que um lago ou um rio tivesse. E tem muito, lago, rio e criança! A primeira parada foi em um lago para entrar de bota e tudo e um coco oferecido pelo BMT para refrescar, bom demais! ficamos ali um tempo. Refrescamos e tocamos em frente. No percurso passamos por uma das coisas que me deixa triste no nosso país! o mal uso dos recursos financeiros público. Explicando...no meio do nada, aparece uma ponte gigante digna de uma BR116, só a ponte, mais nada!...sem estrada nem nada! embaixo dela o pessoal pega uma sombra e toma banho no rio e tem um bar chamado “Bar da Ponte Fantasma”, que para mim não deveria se chamar assim pois de fantasma não tem nada aquela ponte!..o que não tem é estrada, não propósito e não tem vergonha! Bom, deixando a minha irritação de lado, seguimos em frente e paramos no Rio Formiga, lá tinha uma estrutura básica para tirarmos os equipamentos, pegarmos uma bóia de câmara de ar e descer o rio por quase uma hora! Que sensação maravilhosa! A natureza abundante nos dois lados do rio por todo o percurso, com muitas curvas também, ooo povo que gosta de curvas! terminado o rio, colocamos nossos equipamentos e retornamos para base para almoçar e fazer um turismo nos Lencóis Maranhenses. Este passeio eu já havia feito com a minha família e é sempre bom ver de novo essa maravilha da natureza! Estamos em outubro e não era para ter muita água porém este ano choveu bem e as piscinas naturais estavam bem presentes! Vimos o por do sol e retornamos para a base. Mais um dia de uma organização impecável do pessoal do BMT!!
















































































Dia 07.10: 120km, Trilhas de areia, Dunas e Praia
Este foi o dia mais longo da viagem. De cara já começou com a trilha de areia mais fofa e profunda, porém hoje a história foi diferente, me senti muito mais a vontade, perdi um pouco do medo de cair, segui algumas dicas de pilotagem e a coisa fluiu muuuuito melhor! Voltamos para as dunas e mais uma vez foi uma delícia!...sempre atento a não desgarrar das marcas do guia para não cair em uma depressão ou algo assim devido a ilusão de ótica. Subimos, descemos, fizemos paredão, paredão é qualquer coisa de muuuito legal!...tem que passar esta experiência! passamos por incontáveis torres de energía eólica, todas trabalhando mas sem gerar energia pois falta a rede de distribuição. Ooo meu Brasil!...você merece uma governança muuuuito melhor! eu ainda mantenho as minhas esperanças! passando pelas torres caímos na praia e de lá rodamos vários kms de mão cheia até o restaurante na praia para um almoço. O restaurante fica exatamente entre a praia e o Rio Preguiça, dá uns passos você tá na praia da outros e você tá no Rio. Lá almoçamos um bom peixe que não me recordo o nome e depois deitamos na rede debaixo de uma sombra!....que coisa boa!...almoço também incluso no passeio. Pegamos a praia de volta e rodamos pela praia uns 20km de novo de mão cheia até a entrada das dunas. Fizemos novamente pela última a vez um série de dunas e caímos na estrada de areia para o último trecho de uns 25km até a base! O dia foi mais um exemplo de profissionalismo do pessoal da BMT. Só um exemplo de como eles pensam em tudo. No final do trecho de praia, o Léo do BMT, apareceu entregando um pedaço de papel higiênico para cada um para limparmos os óculos antes de entrar nas dunas....FALA SERIO!! ao chegarmos na base, outras surpresas, entrega de medalhas de participação!...me senti chegando do Rally dos Sertões!! pronunciamos algumas mensagens de agradecimento e estouramos uma champanhe!!...que máximo!...todos muuuuuito felizes e realizados!!...a noite um jantar diferente!...pizzas assadas na hora no forno a lenha que estavam simplesmente espetaculares! Terminamos a noite como nas outras. O Léo nos mostrando vídeos e fotos do dia, gravou toda a nossas aventura nos pendrive do pessoal e assim encerrou-se mais uma aventura. A turma de Campinas que eu me juntei são muito divertidos e tocam bem pra caramba! a organização e todas as etapas do passeio, muito bem pensado e executado, os quartos bom também. As meninas das refeições espetaculares! Agradecimento especial é para todos! Jesus(gerente), Léo(registros de mídia, fecha trilha e nosso superego), Yuri (guia principal), Cleyton (suporte do guia), Ricardo(suporte do guia), todas as meninas do restaurante, e o rapaz responsável por deixar preparado o equipamento todos os dias de manhã! lembrando, a gente chega no final do dia e tira todos os equipamentos daquele jeito, no dia seguinte o conjunto de equipamento está organizado com seu nome para uso!...espetáculo!!


CERTAMENTE UMA AVENTURA QUE PRECISA SER REPETIDA!!!
























































































Dia 09.10: Visita ao estádio Castelão de SL e compra da camisa de futebol do time da cidade chamado Moto Club, segundo maior time depois do Sampaio Correia.










Um comentário: